quinta-feira, 3 de abril de 2014

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Post em 3/04/2014
PARA SABER MAIS....
Texto sobre a Música na Educação Infantil
JBDuquia

TECA ALENCAR DE BRITO

Teca Alencar de Brito é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Estudou Educação Artística e piano, dedicando-se à educação musical desde 1974. Dirige as atividades da TECA - Oficina de Música em São Paulo, escola voltada à formação musical de crianças, adolescentes e adultos. 
Produziu vários CDs que documentam seu trabalho como "Canto do povo daqui" e "Cantos de vários cantos", publicou livros como: "Koellreutter educador - o humano como objetivo da educação musical" e "Música na educação infantil - propostas para a formação integral da criança". Foi relatora do Documento de Música integrante do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo MEC, em 1998. 

Considero Teca uma das mais influentes educadoras musicais brasileiras dos dias de hoje. A autora busca, em primeiro lugar, compreender e respeitar a produção musical infantil, priorizando a exploração, os gestos, a criação e a improvisação. Segundo ela "um projeto de educação musical deve considerar a música como sistema dinâmico de interações e relações entre sons e silêncios no espaço-tempo, entendendo que o processo de musicalização caracteriza-se pela construção de vínculos com essa linguagem". Nas referências bibliográficas de suas publicações encontramos a citação de autores como Esther Beyer, John Cage, François Delalande, Hans-Joachim Koellreutter, Murray Schafer e Keith Swanwick.
 
 Atuando como educadora durante muitos anos, Teca considera-se uma pesquisadora. Através de seus livros e artigos podemos perceber que a autora busca, constantemente, analisar e refletir sobre o modo como as crianças aprendem e fazem música, e qual é o significado que este fazer musical tem em suas vidas.
Teca destaca que somos seres musicais, que a música é importante para nossa vida e por isso deve fazer parte do currículo das escolas. Nada mais simples!

"O fazer musical é um modo de resistência, de reinvenção (questões caras ao humano, mas ainda pouco valorizadas no espaço escolar) que, ao mesmo tempo, fortalece o estar juntos, o pertencimento a um grupo, a uma cultura. O viver (e conviver) na escola - espaço de trocas, de vivências e construção de saberes, de ampliação da consciência - deve, obviamente, abarcar todas as dimensões que nos constituem, incluindo a dimensão estética." 
(TECA, Ferramentas com Brinquedos - A Caixa de Música)

Através de brincadeiras, do jogo e da exploração de materiais sonoros, as crianças têm a oportunidade de aprender aspectos musicais ligados às propriedades do som, ao ritmo e a forma musical. Cada criança relaciona-se com o sonoro de sua maneira. Através da experimentação, a criança percebe, observa os diferentes materiais sonoros, quais são as possibilidades de produção de som resultantes desta exploração. Pesquisa os gestos, os movimentos, imita modelos e se encaminha para o aprendizado.

 Ao professor cabe conhecer seus alunos, entendendo como eles se relacionam com o som, o que pensam sobre música, evitando a padronização. Segundo Teca (em seu texto - Por uma educação musical do pensamento: educação musical menor):

"Propondo a adoção de um projeto curricular circular, móvel e flexível, H-J Koellreutter sugeria que os conceitos fossem trabalhados em contexto, atendendo às questões, dúvidas ou curiosidades dos alunos e alunas, durante a realização de atividades como jogos de improvisação, por exemplo. Desse modo, ele acreditava que seria possível criar planos de uma efetiva integração entre teoria e prática, entre fazer e refletir."

A educação musical deve priorizar a criação, a experimentação, a escuta criativa, crítica e transformadora, a diversidade da música de outros lugares e povos, as paisagens sonoras, o canto, a dança, o improviso e a produção de material sonoro.


A educação musical deve priorizar a criação, a experimentação, a escuta criativa, crítica e transformadora, a diversidade da música de outros lugares e povos, as paisagens sonoras, o canto, a dança, o improviso e a produção de material sonoro.


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