Planos e Projetos

Aqui postaremos alguns planos e/ou projetos de práticas de educação musical.

DO SOM À IMAGEM

Fonte: Revista Projetos Escolares Educação Infantil - Editora On line

Utilize as histórias infantis, as brincadeiras  e algumas dinâmicas para ampliar o conhecimento e despertar nas crianças o gosto pela música
A coordenadora de artes do colégio Marista Arquidiocesano, Gisele Panetta Marquetti, desenvolveu este projeto a partir da apresentação da fábula musical Pedro e o Lobo, do compositor russo Sergei Prokofiev. Segundo ela, depois de assistirem ao vídeo, as crianças começaram a compreender como a história é contada pela música, e diferentes atividades foram propostas, explorando-se a linguagem musical, seus elementos e sua estrutura. Gisele afirma que os alunos   acompanharam o ritmo e a melodia e articularam a pulsação, o andamento, os tempos forte e fraco e as pausas. "A sonoridade dos instrumentos da orquestra também foi focalizada, os associando a seus respectivos personagens", explica.
As crianças também participaram de dramatizações, utilizando acessórios e vestuários e criando figurinos para caracterizarem seus personagens. Além disso, produziram sons, ruídos, e efeitos que caracterizaram o cenário e cada um dos personagens do enredo. Para finalizar, a turma elaborou uma construção coletiva. " Com esta construção, o grupo criou uma sala ambiente, na qual foi construído um cenário que articula os principais elementos visuais que compõem a narrativa", afirma a coordenadora.
De acordo com Gisele, durante o projeto, os educadores sempre criam oportunidades  para as crianças se comunicarem por meio de múltiplas linguagens. A turma também foi estimulada a exercitar a observação e a escuta, percebendo vários aspectos envolvidos na obra estudada: diferenças entre a música vocal e instrumental; variações de timbre nas vozes e nos instrumentos musicais; movimentação corporal de cada personagem; composição do cenário etc.
No entanto, a coordenadora esclarece que para garantir o êxito do projeto é fundamental que os alunos vivenciem a linguagem musical, ou seja, entrem em contado com um repertório variado de canções, inclusive sugerindo aquelas de sua preferência." É importante que as crianças percebam a possibilidade que a música oferece de "contar histórias" por meio de rítmos, timbres, melodias e outras propriedades sonoras", finaliza.
Agora, conheça o projeto e estimule a percepção musical de sua turma por meio de dinâmicas.

Idade: a partir de 3 anos
Eixos temáticos: Artes Visuais, Música e Movimento.
Objetivos: apreciar e interpretar composições musicais;
Construir significados a partir de experiências artísticas, integrando as linguagens visual, musical e cênica; Expressar-se individualmente e em conjunto, estabelecendo conexões entre o espaço, a corporeidade e as produções musicais;
Integrar os elementos da visualidade na criação de composições;
Levar a criança a expressar-se por meio de múltiplas linguagens;
Perceber e discriminar a sonoridade dos diversos instrumentos musicais que compõem uma orquestra;
Recriar narrativas, interagindo com os componentes do cenário e do figurino;
Representar personagens a partir da expressão corporal.
Responsável: Gisele Marquetti, coordenadora da área de Artes do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo(SP)
Redação: Lila de Oliveira e Renata Santana
Fonte: Revista Projetos Escolares Educação Infantil - Editora On line

FORMA MUSICAL
Materiais: letra e áudio de uma música de interesse das crianças.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Para iniciar o nosso trabalho com a estrutura da linguagem musical, escolha uma música para que as crianças possam ouvir e tentar identificar as partes que a constituem (versos, estrofes e refrão). Solicite a cada uma delas que crie movimentos para cada parte da canção. Em roda, cada aluno mostrará seu movimento e, se desejar, poderá utilizar as ideias dos colegas. Em seguida, reúna a turma em duplas (e depois em quartetos), para que o desenvolvimento dos movimentos possam ocorrer paulatinamente, constituindo diferentes coreografias.


FRASES MUSICAIS
Material: música de interesse das crianças
COLOCANDO EM PRÁTICA
Peça aos alunos que reconheçam as frases da música. Explique que uma frase musical  é um tema melódico. Cada criança pode acompanhar essa melodia com o próprio corpo, de acordo com sua estrutura rítmica. Durante o processo, é importante que as crianças criem movimentos específicos para as frases e mudem a direção do movimento a cada frase. Nesta atividade, o movimento é realizado a partir de trechos melódicos, sendo que a atividade seguinte tem como base a variação da altura, ou seja, sons graves e agudos.


MOVIMENTO SONORO E ALTURA DO SOM
Material: música que apresente variações de sons
COLOCANDO EM PRÁTICA
Solicite às crianças que sigam o caminho dos sons musicais com gestos da mão, isto é, executando movimentos diferentes ao ouvir sons graves e agudos. Por exemplo, as crianças ficam sentadas e vão levantando lentamente quando o som  for orientado para a região aguda(sons mais finos), e vão descendo quando o som for orientado para a região grave (sons grossos).
Do mesmo modo os braços podem ser utilizados, sendo que as crianças realizarão círculos no ar, de acordo com a orientação do som (grave ou agudo). A melhor maneira de as crianças entenderem a diferença entre sons graves e agudos é demonstrar essa diferença, primeiramente nas vozes das pessoas ( homens têm a voz mais grave, crianças pequenas têm a voz mais aguda). Nos sons onomatopeicos, como os sons dos animais (lobo para grave e passarinho para agudo) e também a partir de imagens, como um gigante e um anão.

DURAÇÕES  E RITMOS
Materiais: fitas nas cores amarela, azul e vermelha; instrumentos musicais que produzam sons diversos ( pandeiro, chocalho, sino etc.).
COLOCANDO EM PRÁTICA
Para finalizar o trabalho com a estrutura da linguagem musical, as crianças se movimentarão diferentemente para sons curtos e longos. Em seguida, distribua os instrumentos disponíveis, que podem ser pandeiro, clavas, coquinho, reco-reco, tambor, chocalho, guizo, prato, platinela, sino, tamborim, etc., e solicite aos pequenos que façam o acompanhamento da música, divididos em dois grupos ( um para sons curtos e outro para sons longos).
Enquanto isso, marque a pulsação ou tempo forte da música, utilizando lenços e fitas coloridas para "visualizar" o desenho melódico. Entregue para cada criança um pedaço de fita com cores variadas e, em roda, mexam as fitas de acordo com o ritmo da música. Em seguida, organize as crianças em grupos, de acordo com as cores das fitas , e cada grupo fará a articulação de um aspecto rítmico, da seguinte forma:
  • fita azul: pulsação (pulso básico do compasso);
  • fita vermelha: tempo forte do compasso; e
  • fita amarela: rítmos da melodia, acompanhando a letra da canção.
Ressalte os motivos rítmicos ou melódicos. O instrumento somente será executado no momento em que   se ouvir o motivo especificado.

RECRIAÇÃO DE IMAGEM 
Materiais: lápis de cor, lápis preto; materiais diversos para a composição do cenário; papel sulfite.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Com a pintura de painéis, organize a caracterização de cada um dos personagens da fábula, Pedro e o Lobo.
Solicite às crianças que pintem os instrumentos musicais que representam os personagens e juntos componham o cenário, produzindo elementos da paisagem (neve, árvore, grama etc.
Depois de prontos, montem uma sala ambiente, incluindo o cenário, os personagens e as melodias que os caracterizam.
Depois, organize uma visita à sala, interagindo com cada aspecto da narrativa: personagens, cenário, melodias características e instrumentos da orquestra.
continua...
JBDuquia

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