quarta-feira, 24 de abril de 2013

Glossário Musical

Post em 24/04/2013
JBDuquia

Glossário de termos musicais  

Altura: é a frequência de vibrações de uma onda sonora. Nas aulas de música diz respeito às variações entre sons graves e agudos. 

Compasso: é a divisão da pauta musical em partes iguais, separadas por barras na notação musical. Cada parte contém um número de pulsos (ou tempos), que organizam a "batida" da música.

Composição: é o modo pelo qual se dá forma aos sons, o ato de criar uma sequência musical, com uma organização melódica e harmônica.

Dinâmica: quando executamos um trecho musical, os sons variam de intensidade - vão do fortíssimo ao pianíssimo, de forma lenta e progressiva, ou bruscamente. A essas variações damos o nome de dinâmica.

Duração: é o tempo de emissão de um som ou de uma sequência sonora. Nas aulas de música, quando falamos em duração, falamos das variações entre sons rápidos e lentos.

Gênero: os gêneros musicais são cada uma das categorias pelas quais classificamos as obras artísticas, segundo o estilo e a técnica utilizada pelos intérpretes. Ex.: "a música clássica".

Harmonia: é a forma como combinamos os sons em uma sequência sonora para dar sentido à música.

Improviso: é o conjunto de modificações momentâneas (rítmicas ou vocais) introduzidas pelo intérprete em uma composição, no momento da execução. Os improvisos não aparecem nas partituras escritas pelos compositores; são introduzidos
por quem interpreta a música.

Intensidade: é o "volume do som". Diz respeito à energia com que a onda sonora chega aos nossos ouvidos. A intensidade está relacionada às variações entre sons fortes e fracos.

Melodia: a melodia tem a ver com a estética da música. É a sequência de notas ou sons que se relacionam para formar um todo harmônico; um arranjo de sons que, normalmente soam agradáveis aos ouvidos.

Notação: é a escrita da música. A notação é utilizada para representar graficamente uma peça musical e fazer com que os intérpretes possam tocar ou cantar uma composição de acordo com o pré-estabelecido pelo compositor. O sistema de notação que usamos tem como base a escrita de símbolos em um pentagrama (uma pauta com cinco linhas e quatro espaços). A posição dos símbolos no pentagrama indica a nota musical a que ele se refere. Pela escrita musical também indicamos parâmetros sonoros como a altura, a duração e a intensidade.

Percepção: é a capacidade de apreender com os sentidos ou com a mente os elementos que estruturam a linguagem musical. Quando falamos em percepção das variações sonoras, especialmente no 1º e no 2º anos, falamos na apreensão dos quatro parâmetros musicais: altura, duração, intensidade e timbre.

Pulso (ou pulsação): é a menor unidade de medida do tempo musical, a partir da qual se estabelecem as relações rítmicas.

Ritmo: é o "balanço" da música, a sucessão de tempos fortes e fracos, rápidos e lentos, que se alternam em intervalos regulares de tempo ao longo de uma obra.

Timbre: é o parâmetro sonoro que serve para distinguir sons de mesma altura e intensidade, mas que foram originados por emissores distintos - um violão e um violino, por exemplo -, resultante da combinação dos sons harmônicos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/musica-1o-2o-anos-640283.shtml?page=10.3
*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.